sábado, 1 de junho de 2013

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.10


POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ

Ultimamente tenho ido a algumas casas de candomblé, onde quem faz o candomblé é sempre a mesma pessoa, então não vejo diferença entre axé mais.
Na minha opinião, cada casa de candomblé tem que ter sua personalidade, cada axé é diferente do outro, em alguns aspectos, hoje vejo uma casa do axé A chamando um ogan do axé B, para este fazer seu candomblé, esse ogan faz o xire do axé B, tira o santo na sala com cantigas do axé B, e o xire e as cantigas do axé A, as vezes nem os próprios filhos da casa não sabem.
Acho muito errado a pessoa se intitular pai/mãe de santo, mas não sabe cantar nem o xire de seu axé, não sabe nem como tira o santo na sua casa.
Sempre existiram os ogans que fizessem candomblé cobrando, porem na hora de tirar o santo na sala quem cantava era o pai/mãe de santo, ele que cantava o arole komorajo.
Hoje conheço vários pais/mães de santo que nem arole komorajo sabem cantar, não sabem cantar ogun ajo e mariwo.
Não acho errado o pai/mãe de santo não gostar de cantar, mas este tem a obrigação de saber pelo menos o básico, para assim ensinar algum de seus filhos pra fazer esse papel no dia do candomblé, tenho ido a alguns candomblés que o ogan contratado falta, e não tem ninguém para fazer o candomblé o pai/mãe de santo acaba sendo obrigado a falar que este não se realizará.
Feio para o ogan que não cumpriu com seu compromisso, mais feio para o dito bàbá/ìyá, se isso acontecesse há alguns anos atrás, o sacerdote da casa fazia seu candomblé nem que fosse ao som de palmas, principalmente no inicio da casa onde ainda não tinha formado um corpo de tocadores.

Não podemos depender de pessoas de outras casas para fazerem nosso candomblé, quem se intitula sacerdote, por favor, aprendam pelo menos algumas cantigas de cada santo, não custa nada e vocês vão ver como suas casas vão ficar bem melhor e com a personalidade de cada sacerdote, sempre fazendo o mesmo candomblé os filhos aprendem mais rápido e assim poderemos minimizar esse assunto futuramente...

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário