sábado, 18 de maio de 2013

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.8

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.

De um tempo pra cá venho escutando algumas histórias sobre nossos Orixás quais eu não concordo com o jeito que estas são esplanadas.
Escuto vários pais e mães de santo, contarem algumas lendas que difamam o nome de nossos divinos.
Há uns dias atrás escutei que certa qualidade de Ogún não vale nada, que ele é um ladrão, um pirata, nesses momentos eu paro e penso sobre qual seria a intenção desses “sacerdotes” em querer divulgar isso, geralmente nunca escuto essas pessoas falando sobre como Orixá é bom em nossa vida, sobre as qualidades que os Orixás têm, vejo apenas falando dos defeitos.
Pra mim não importa se meu Orixá matou alguém ou não, se ele matou com certeza teve seus motivos.
Vejo hoje pessoas falando que Ogún era um assassino, não ele era um guerreiro conquistador de terras, e infelizmente para conquistar um território até hoje se faz necessário guerras, acabando com muitas mortes.
Não vejo ninguém chamando os Estados Unidos de assassino, mesmo milhares de pessoas morrendo em suas guerras, chamam este país de avançado.
Chegou pra mim até que Logunedé que sempre escutei ser um Orixá inocente, quase uma criança, era matador de criancinhas, vamos parar, por favor, isso não existe.
No Candomblé que eu acredito não existe Orixá ruim, existem pessoas ruins que fazem coisas ruins, e nosso divino castiga esses com sua ira, se nós não despertarmos a ira de nosso Orixá ele jamais irá fazer algo de ruim conosco.
Nunca ouvi essas historias saírem da boca dos Agbás de nossa religião, e de uma hora para outra todos nossos santos estão se tornando demônios na boca de pessoas que não tem a mínima noção do que é candomblé.
Não tem logica nenhuma eu pedir para um assassino abrir meus caminhos, para um ladrão me trazer comida, e é isso que está acontecendo, com essa ânsia de tipos e qualidades diferentes, muitos supostos sacerdotes acabam criando seres sem fundamentos.
Falaram para mim que tem uma qualidade de Odé que eu não posso falar o nome completo, pois traz má sorte, se só o nome trás má sorte imagina se iniciar nele, porém conheço varias pessoas antigas iniciados desse Odé, que sempre falaram seu nome completo e sempre foram pessoas muito prosperas, por esses motivos que em minha opinião não existe Orixá ruim, se assim fosse nossos ancestrais não teriam divinizado e cultuados até os dias atuais.
Fica assim meu apelo a todos de nossa religião, vamos parar de inventar, a religião é linda por si só, cada vez que alguém tenta inventar algo sem fundamento, morre uma parte desse culto tão maravilhoso, que encanta a todos.
Hoje os evangélicos nos criticam, por causa desses falsos sacerdotes, que ao invés de passarem uma religião linda, passam essas histórias sem fundamentos.

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário