sábado, 27 de abril de 2013

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.5




POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.

Essa semana me deparei novamente com algo intrigante, o sincretismo religioso.

Não tenho nada contra esse assunto, mas também não tenho nada a favor.
Como venho dizendo nas minhas outras publicações, temos que saber nossa história, para não sermos prejudicados novamente.
O sincretismo foi imposto aos nossos ancestrais, de forma agressiva e desumana, os negros recém-chegados da África foram obrigados a se catequizarem  ou seja, aceitar o cristianismo como sua única religião. Os negros que não aceitassem teriam que morrer, pois não era admitida outra religião a não ser o catolicismo na época.
Os negros tiveram que fingir que aceitavam o catolicismo, fazendo o sincretismo do Òrìsà com os santos católicos, usando suas semelhanças. Ex.: Yánsàn, Deusa do raio, com Santa Barbara, que morreu por um raio.
Então nunca foi de vontade dos nossos ancestrais fazerem o sincretismo religioso, mas se não fizessem, morreriam.
Hoje vejo pessoas com orgulho dizendo que Ògún e São Jorge são os mesmos, isso não existe Ògún veio da África, ele é negro, já São Jorge veio da Europa ele é branco, não são as mesmas pessoas, e sim totalmente diferentes.
Do mesmo jeito que Òrìsà Exu, não é o demônio, Òsàlá não é Jesus.
Muitos dos nossos ancestrais morreram por não aceitarem o sincretismo, e hoje que somos livres para ter nossa religião, não podemos aceitar mais isso, que é uma forma de preconceito.
Vamos acordar, vamos fazer valer os sofrimentos dos nossos ancestrais, vamos fazer valer cada chibatada que nossos antepassados levaram para poder perpetuar nossa religião.
Não deixe que o preconceito tome conta da gente, vamos parar com o sincretismo.
Nossa religião não nos proíbe de orar para São Jorge, mas não vamos confundir com Òrìsà Ògún.

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário