sábado, 15 de junho de 2013

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.12


POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ

Família de santo...
Hoje em dia poucas pessoas sabem o que isso significa. Esta ficando cada dia mais difícil encontrar casas onde existe irmandade entre os frequentantes.
Brigas, intrigas, fofocas, sempre existiram no candomblé, da mesma forma que existe em qualquer outro lugar, no lar familiar, no serviço, na escola.
Às vezes paro e penso de quem será o erro, será do pai/mãe de santo que não ensinou os filhos a serem irmãos, ou será que é dos filhos.
Cada vez mais vejo pessoas que dependeram do pai/mãe de santo para matar a fome, mas quando conseguem um emprego ou alguém para se sustentar abandonam a casa de candomblé.
Cada dia que passa, vejo mais pessoas tratando o pai/mãe de santo como se fosse apenas um cabelereiro que um dia os deixou careca, fico cada dia mais grato, pois sei que Òsàlà sempre me colocou nos lugares certos, com as pessoas certas, pois o pouco que sei agradeço a essas pessoas.
Hoje vejo pessoas que se iniciam em uma casa, tomam um ano em outra casa, três anos em outra casa... E o que será que essa pessoa tem na cabeça...  Couro de pandeiro ou corrimão de escada,  todos colocam a mão.
Vejo pessoas que não tem onde morar, pessoas que não tem o que comer, o pai/mãe de santo coloca para morar em sua casa, lhe da uma cama, um prato de comida, mas assim que eles não precisam mais, saem falando mal do pai/mãe de santo. Na minha opinião são pessoas que nunca vão passar de um chinelo e um shorts. Pois nunca vão construir nada na vida.
Hoje, vejo um irmão de santo metendo o pau no outro, o filho falando mal do pai/mãe de santo.
Ninguém obriga ninguém a entrar na casa de candomblé, cada um tem a livre escolha para entrar na casa em que bem entender, se escolhemos uma casa é porque temos motivo, então porque com o passar do tempo esse motivo para de fazer efeito e a pessoa começa a mudar de opinião.
Vejo que pessoas assim, nunca souberam tomar uma decisão na vida, nunca tiveram nada em suas vidas, pois não tem palavra, se uma pessoa falta com a palavra dela perante o Òrìsà, ela vai ter palavra com quem?
Se no dia da sua obrigação você faz um juramento perante seu igbá (Òrìsà), e com o passar do tempo você quebra esse juramento, significa que seu santo não é nada para você.
Vamos tentar nos unir mais, começando dentro de nossas próprias casas somente assim poderemos cobrar uma união perante todos os adeptos do candomblé.

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA, ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário