sábado, 8 de junho de 2013

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.11


POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.

Toda semana falo pra vocês a importância de aprender a historia do nosso candomblé, algumas pessoas estão me elogiando, algumas estão criticando, mas mesmo assim vou continuar fazendo minhas postagens, pois estou sendo apoiado por meus mestres e isso pra mim é o que importa.
Essa semana estou muito feliz, hoje vou começar um novo curso de atabaque com Opotun Vinicius, já fiz anteriormente um curso de toque com Claudio Elemoxó, e também com Cleber Frizzo.
Como falo nas minhas postagens aprender nunca é demais, por isso vou iniciar esse curso, faço também um curso de yorùbá com o Olukó Sidney de Xangô, e o Olukó Antony Adekoya.
Sempre que encontro meus mestres, tomo uma palavra, quando algumas pessoas me perguntam sobre algo que eu ainda não ouvi, sempre ligo ou pergunto para um mais velho, isso no meu ponto de vista nunca foi errado, o errado é a pessoa não ser humilde em falar o que não sabe e inventar maluquices.
Ninguém é obrigado a saber tudo, mas todos são obrigados a correrem atrás de conhecimento, conheço muitas pessoas que passam esse conhecimento de graça, outras cobram por ele, mas o importante e conhecer, saber o que se está fazendo e porque se está fazendo.
Tem pessoas que acham que pedir uma explicação para um mais velho, é estar se humilhando, isso é ridículo, humilhante é um iyawo de 1 ano de santo saber mais que egbomis velhos...
A época em que podíamos inventar qualquer coisa que as pessoas acreditavam passou, hoje todos tem informações sobre candomblé, então temos que começar a se unir e parar de esconder conhecimento, logico que no candomblé cada coisa no seu tempo, mas uma cantiga, uma lenda, historia do candomblé antigo, todos podem e devem saber, e caso o Pai ou Mãe de santo não ensinar, o filho ira buscar em outra casa, e se nessa casa ele encontrar, com toda certeza ficará lá.
Vamos aprender, vamos correr atrás, vamos pedir informações, vamos pagar por ensinamentos, não importa de que forma seja...
Vamos aprender.......

POVO QUE NÃO CONHECE SUA HISTÓRIA ESTÁ CONDENADO A REPETI-LÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário